quinta-feira, 30 de abril de 2009

Coxinhas Orientais


Essa é muito fácil e rápida!
1 kg de cozinha da asa de frango
1 cebola
1 pimentão
1/4 repolho branco ou roxo
Cebolinha verde
azeite de oliva
manteiga
gengibre em pó
Shoyu
sálvia
sal
suco de 1 limão
Anteriormente ( 1 hora antes de preparar) deixe as coxinhas marinando no suco de limão, 1 colher de sopa de gengibre em pó, 3 folhas de sálvia e sal. De preferência numa panela de ferro, frigideira tipo yoqui ou, panela comum, adicione 1/6 da manteiga, mais ou menos 30g,e um pouco de azeite de oliva, deixe a manteiga derreter e adicione o frango, frite até dourar, depois a cebola cortada em cubinhos, cozinhe um pouco mais.Agora adicione o pimentão e o repolho, todos cortados em quadradinhos, refogue por uns 5 minutos depois 3 colheres de sopa de shoyu, em pouco mais de sal, mas não muito pois o shoyu já é salgado, um pouco mais de gengibre em pó e, cozinhe mais uns 5 minutos. Apegue o fogo e adicione a cebolinha verde cortadinha. Pronto!
As coxinhas podem ser substituídas por peito de frango, sobrecoxas, o que você preferir.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Torta de Limão


A pedidos de minha peuqena grande princesa, Vick, hoje preparei uma torta de limão dos Deuses, ficou linda e deliciosa, receita simples, barata, faz uma bagunçinha na cozinha mas isso faz parte na vida de qualquer amante da preparação de "comidinhas perfumadas".
Ingredientes:
Para a massa - 200g de farinha de trigo
100g de açúcar
1 pitada de sal
200g de manteiga sem sal
1 ovo
1 colher de chá de açúcar de baunilha
Misture os ingredientes com a mão até formar uma massa homogênea e compacta,faça uma bola dela, enrrole em um plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Depois retire e enforme diretamente, de preferência em uma formas que saem o fundo, vá moldando com os dedos até nivelar e fazer as bordas, leve ao forno, temperatura baixa por 10 minutos, retire do forno e reserve.
Para o Recheio - 1/2 xícara de suco de limão
1 lata de leite condensado
3 ovos
raspas de limão
6 colheres de açúcar
Bata no liquidificador o suco, leite condensado e as 3 gemas, despeje em cima da massa e leve ao forno por mais 10 minutos. As claras bata em neve, despejando as 6 colheres de açúcar, até ficar um creme nevado e brilhoso,isso deve levar uns 5 a 7 minutos.Decore a torta com as claras em neve e finalize com as raspas de limão.

domingo, 26 de abril de 2009

Caponata no Improviso


Domingo fora do comum, depois de passar o final de semana quase todo na casa de uma grande amiga que precisou de mim, chegamos em casa hoje no meio da tarde e o almoço foi preparado com cositas saudáveis, gostosas, rapidamente mas com muito amor. Um Penne Grano Duro na manteiga, Franguinho grelhado temperado com Sálvia, vinagre e sal e, Caponata!
Ingredinetes da Caponata:
1 Berinjela
1 Abobrinha Italiana
1 Pimentão Amarelo (ou vermelho, verde ou todos)
3 dentes de alho amassados
Manjerona
Muito azeite de Oliva
Sal e pimenta à gosto
Refogue o alho, depois a berinjela, abobrinha e por último o pimentão, vá regando com azeite, e tempere com o sal, a manjerona e a pimenta, siga seus instintos culinários,não deixe cozinhar demais para os legumes não pederem as propriedades e vitaminas. Escorra o Penne, coloque um pouco de manteiga, deixe derreter , grelhe o frango e, depois faça seu prato lindo e colorido, o meu tem pimentas(amo pimentas) e seja Feliz, porque fica delicioso!!
Até já!Essa semana com mais comidinhas perfumadas, cheias de carinho e facinhas de preparar.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve Jorge e feijãozinho Azuki!


Hoje é o dia dele, o Santo São Jorge, das causas impossíveis, trabalhados, corajoso, feriado no Rio de Janeiro e, falando nesses meus dois amores e lembrando dos caldinhos de feijão dos butecos Cariocas, hoje preparei um Feijão Azuki, hummm, delícia, de fácil digestão, rápido no preparo, só na hora de degustar é que vai bem devagar com um molho de pimenta esperto, uma farinha de Mandioca dàquelas bem branquinhas, aiai, foi isso mesmo que fiz ao meio dia, almoçinho especial em homenagem à ele, "Salve Jorge"!
250g de feijão Azuki
2 folhas de louro
500ml de água
Panela de Pressão por 25 minutos.
1/2 cebola
1/4 pimentão verde
2 dentes de alho
Picados, fritos no azeite junto de um fio de azeite de Oliva
Sal,pimenta à gosto
5 sementes de coentro.
Depois de frito, pcoloque umas duas colheres de feijão para fritar junto, amasse um pouco na frigideira e depois devolva tudo para a panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos e voilá! Deguste, curta, celebre!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pão Fresco!



Como boa comilona que sou, hoje testei a receita de pão básica de Jamie Oliver pra ver se o mito de a minha massa não crescer e o pão não ficar macio era só com as receitas anteriores ou se realmente "o cara" saca de pão assim como do resto.Receita incompleta, pois não achei a tal da semolina,sendo assim usei 1kg de farinha, a receita pedia 500g de farinha e 500g de semolina, paciência, depois testo com a receita original. 30g de mel ao invés de açúcar,30 g de sal e 600ml de água morna, mistura e sova, sova, sova, aí ela cresce, cresce, depois sova mais um pouco, divide a massa em quantos pães se quer e der, recheie com algo à seu gosto ( queijo, presunto, alecrim, nada, goiaba...) os meus coloquei umpouco de alecrim e o outro grande presunto e queijo e, leve ao forno por 40 minutos, deixe esfriar e manda ver com uma manteiga,,maionese,patê, purito...aiai só escrevendo essa postagem já devorei 2 e logo logo devorarei mais! Espero que gostem e façam,ou me chamem que eu preparo!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Farinha de Biscoito água e Sal?


Sim, foi isso mesmo que você leu no título, mi vovó Niles me deu a dica e amei, claro que alguns toques diferentes e os acompanhamentos ficaram por minha conta. Vai lá os ingredientes e a preparação:
1 kg de peito de frango, pode ser filé, ou vc tira o filé do peito com osso.
1 pacote de Creme de cebola
1 caixinha de creme de leite
1 Pacote de Biscoito água e Sal ou Cracker
Temperos à gosto, eu usei só sálvia.
-Para Purê de Batata
7 batatas médias cozidas na água com uma colher de chá de Sal.
Manteiga
Queijo Parmesão
50 ml de leite
7 azeitonas verdes ou pretas picadas
alecrim, sal e pimenta do reino à gosto
Pimenta Recheada
Pimenta Dedo de moça preparada em conserva anteriormente, sem o miolo e sementes
Repolho Roxo
Repolho branco
Passas pretas.
Como fazer: Primeiro amasse bem os biscoitos dentro de um saco plástico até virar uma farinha,passe para um refratário, em outro misture o creme de leite ao creme de cebola e adicione os temperos de sua preferência, sem sal, pois o creme já é salgadinho, eu usei só a sálvia. Passe o frango no creme e depois na farinha empanando-o bem, depois disponha os frangos numa forma untada com um pouco de azeite e leve ao forno médio/baixo por uns 30 minutos ou até dourar. Enquanto isso amasse as batatas já cozidas e misture os demais ingredientes até deixar o purê bem cremoso. Abra a pimenta recheie com os repolhos e umas 3 passas.
Caramba, fica delícia, minha cobaia mor Vick provou e aprovou!
Estou cheia de ideias e experimentos, vou fazendo e relatando aqui, então até breve!

domingo, 19 de abril de 2009

O Teste do Tortei.

Hoje decidi fazer um teste, Tortei feito de massa de pastel, uma amiga comentou que tem uma vizinha que faz capeletes e raviolis com massa de pastel pequena, resolvi tirai a prova dos nove, e não é que ficou deliciosos os meu torteis! Primeiramente fiz uma pasta de abóbora cozida na manteiga com cebolas refogadas, depois amassei castanhas do Pará e misturei na pasta, com o recheio pronto aprontei a massa como se fosse fazer pasteis,mas após fechar os pasteiszinhos colei uma ponta na outra torcendo-os para se assemelharem com ravioli ou capeletes. Reservei. Cortei filés em tiras, refoguei-os na cebola com tomilho e manjerona, um pouco de molho de tomate que já estava na geladeira pronto e um Bechamel ( 250ml de leite, duas colheres rasas de farinha de trigo, cozidos na manteiga com um pouco de noz moscada, sal e queijo parmesão). Com o molho pronto, despejei os Torteis de massa de pastel na panela com aguá fervendo e uma colher de sopa de sal e, eles afundaram, quando todos subiram e ficaram na superfície da água já estavam prontos e, voialá! Ficou divino, aprovadíssimo e praticíssimo! Experimetem fazer em casa,dá para inventar vários recheios, vários molhos, ou mesmo só na manteiga com um pouco de salsa para finalizar, fica lindo! Bom apetite e até breve

sábado, 18 de abril de 2009

Primeiro acesso

Oi!
Alquimia Real é o nome que acho mais apropriado para definir o que realmente é estar na cozinha, seja a minha, a da casa de uma amigo, ou a de um possível cliente da minha culinária personalizada. Sempre fui muito curiosa neste universo, desde de pequenina via meus pais e avós, ambos de descendência Italiana e Espanhola, cozinhando e fazendo os triviais pratos que eram passados de geração em geração. Depois veio a adolescência, onde na hora do aperto da fome ou mesmo da comemoração e confraternização entre amigos, esta que vos escreve era sempre a amiga que ia para cozinha inventar alguma coisa gostosa pra galera saciar a fome, e até hoje é assim, o prazer, o carinho e a vontade de estar na bancada ou no fogão preparando coisas gostosas  e ver o semblante de felicidade e satisfação das pessoas é o que mais me movimena e, isso não tem preço. Depois da adolescência vieram as obrigações profissionais e de alguma maneira sempre acabei indo parar na cozinha, na prodção de alimentação, o evento na casa de amigos que apostam nessa relação de amor que tenho com a Alquimia Real, na Pousada durante um verão, na casa de vinhos no Rio de Janeiro.
Criei esse blog justamente para estar  mais perto de quem precisa de uma dica, uma sugestão, uma cozinha personalizada, onde a principal proposta é cozinhar ao gosto de cada um, colsultoria culinária, quem não gosta ou mesmo não tem tempo de fazer comidas saudáveis e gostosas, eu vou até você, a gente conversa, bola um cardápio da semana, sou uma diarista culinária, deixo tudo pronto, depois você decide se consome, congela, dá de presente,.. o meu objetivo é deixar você bem alimentado, feliz, satisfeito e no conforto da sua casa.
Apareça sempre que puder e quizer conhecer um pouco mais desse meu amor pelos tempeiros e cheiros, Valeu!