A cozinha, seus temperos, texturas, sabores, aromas e sensações estão presentes em minha vida desde que era ainda menina são marcantes, autodidata e curiosa, quero aprender muito mais, trocar e ser feliz, rodeada de todas essas gostosuras e de quem tiver afim de viajar comigo nesse universo fascinante! Divulgar meus produtos, eventos, aprendizados, novas receitas e truques.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Alcatra, Abóbora e ervilha aomolho de vinho e suas Faces.
Olá!
Semana já terminando e eu sempre inventando, rsrs. Desssa vez foi um molho delícia que preparei na Terça-Feira, numa panela de ferro(amo panelas de ferro, barro...) e, com o que sobrou,no outro dia repaginei, já que a Vick e eu não curtimos muito quando comemos muitos dias a mesma comida, e não é que a quantidade preparada deu perfeitamente para comermos essas duas delícias! Vamos lá:
350g de Alcatra
1/2 cebola
12 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de adobo
1/4 de Abóbora cortada em cubos
1 lata de ervilha
1 copo de vinho tito seco
1/2 copo de molho de tomate
Sal e pimenta à gotos.
Refogue a cebola e o alho no azeite, depois despeje a carne, deixe fritar até secar o caldo e dourar os ingredientes, adicione o adobo, o sal ea pimenta, um pouco de água só para não queimar o fundo da panela, depois um pouco do vinho, cozinhe por mais uns 5 minutos.Em seguida as abóboras, mais um pouco de água e deixe cozinhar tudo por mais uns 15 minutos. Quando a abóbora estiver quase desmanchando, adicione mais vinho, o molho de tomate e as ervilhas, cozinhe mais 5 minutos e está pronto!
Na primeira refeição acompanhei com um arroz preparado normalmente e uma colher de chá de açáfrão.
No dia seguinte, com massa fresca de lasanha, preparei rocamboles com o molho, só que antes piquei a carne e amassei as abóboras, ficou mais cremoso e, assim o recheio não fura a massa. Espalhe o molho na massa e vá enrrolando, até fechar, bom é deixar a borda final livre de molho para ficar mais prático de gruda-lá. Em um recipiente de vidro untado, coloque os rocamboles, um molho de sua preferência(mas pouco só para não ressecar a massa), queijo parmesão, azeite de oliva e leve ao forno por 15 minutos. Serve 2 pessoas tranquilamente, acompanhado de uma salada então, hummmmm!!
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Molho Jardineira para Capeletti!
Essa é muito fácil, um molho para qualquer tipo de massa, no caso da que preparei foi pro Capeletti, que por sinal ficou delicioso. Vamos aos ingredientes:
1 linguiça calabresa cortada em rodelas
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de azeite de Oliva
1 lata de milho verde
Alcaparras
1 caixinha de creme de leite
Sal e pimenta à gosto
1 colher de chá de Alecrim
Refogue a cebola e o alho no azeite de Oliva, em seguida despeje a linguiça até ela ficar bem doradinha, o Sal,o Alecrim, a Pimenta,as alcaparras, o milho verde, com o fogo desligado adicione o creme de leite. Despeje o Capeletti depois de cozido na panela com omolho, acenda o fogo e, deixe dar mais uma refogada, desligue,polvilhe de queijo parmesão e, Voi lá!!!
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Carreteiro à moda Oriental.
Esse foi preparado na casa da amiga Carol, a diferença do carreteiro comum é que, por influência da Carol que não curte muito molho de tomate, vai Shoyu ao invés de tomate ou molho. Vamos então, ficou delícia.
300g de carne picada bem miúda, usamos filé.
1/2 cebola picadíssima.
2 dentes de alho.
1/4 de pimentão picado.
um punhado de ervas finas, outro pouco de alecrim, pimenta do reino, sal( não muito por causa do sal que o shoyu já tem a gosto.
1/2 xícara de shoyu.
2 punhados de arroz por pessoa.
aguá fervida até 2 dedos à cima do arroz.
Refogue a cebola o alho em dois fios de azeite, em seguida adicione a carne e deixe fritar até a água secar, adiconar as ervas e o shoyu e deixar refogar por mais uns 5 minuots. Passado esse tempo coloque o arroz deixe fritar um pouco, adicione a aguá e, deixe cozinhar por 10 minutos e, muito importante, desligue antes que o molho seque, pois depois de pronto o arroz irá absorver o que sobrar de molho. Acompanhado de uma boa salada de alface, cebola, tomate, radiche, hummmm, não esqueça o parmesão ralado e a pimenta( se vc curti).Bom apetite!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Legumes da Vick no Shoyu e Camarão ao Alho!
Sabe a receita da legumes da Vick que postei a algum tempo? Pois é, como agora temos mais uma adoradora de cozinha na família, nessa receita dividimos tarefas, ela preparou os legumes e eu fiquei com os Camarões. Sem Mistério, camarões lavados e limpos,suco de 1/2 limão, 3 dentes de alho picados, sal e pimenta do Reino à gosto, adicione tudo por cima do camarão e, deixe marinando por uns 15 minutos. Em uma frigideira ou panela média, aqueça 3 colheres de azeite de oliva ou óleo, despeje uma porção de camarão e frite-os por 4 minutos ou até ficarem rosados e crocantes. Retire e em uma vasilha com papel toalha deixe secando o restante do azeite enquanto frita outras porções. Monte o prato com legumes e os camarões em volta. Desfrute deste prazer e seja feliz!
domingo, 16 de agosto de 2009
Pernil Suíno Marinado no Suco de Laranja, vira Sanduba!
Olá, depois de alguns dias sem postar novas fotos e receitas estou de volta, das férias, à cidade e, ao blog. A receita de hoje na verdade é mais uma dica, de como reaproveitar a carne, frango, peixe que sobram de refeições, tornar o que estava delicioso mais delicioso e apetitoso ainda. No caso desta dica, reaproveitem o Pernil delícia que meu pai preparou e fiz muitos sandubas pra galera de casa. Simplesmente fatiei o Pernil, lavei algumas folhas de alface, tomates em rodelas, segui a dica de um molho de Cheddar com cebola e shoyu de um blog que acompanho(aliás esse irá acompanhar esse sanduba sempre), pãozito integral e, foi só alegria!!! Experimente fazer em sua casa, abra sua geladeira, use a imaginação, vai sem medo, garanto que a sua galera também vai adorar!
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Carnes, legumes e muita verdura!
Certo que as férias a gente relaxa, mas na alimentação a folga é menor, equilíbrio é essencial, se um dia se come chocolate, pipocas, batatas fritas e afins, no outro a gente troca por saladinha saudável, carnes(sou carnívora e isso é fato) sem gordura e aí estão: Espetinho com quadrados de Alcatra ( ou a crane que vc preferir), tomate,pimentão, cebola das que se prepara em conserva. Espetinhos de bambú, que molhadinho antes de se montar vai ao forno tranquilamente e, foi isso que fiz. De véspera temperei as carnes já cortadas com salsa, 1 dente de alho, 1/2 cebola, manjericão, todos picadinhos, 4 colheres de vinagre de vinho branco, azeite de Oliva, sal, pimenta do Reino a gosto. No dia seguinte é só montar e em uma forma com uma grade ou uma grelha, levar ao forno por 20 minutos no máximo,eu particularmente gosto mais mau passado, aí deixei 12 minutos.
Salada:
Tomate,Manjericão, Beterraba cozida em rodelas, alface Americana, sal, vinagre tinto e azeite de oliva.
Delícia de refeição, experimente, rápida, sem frescura e saborosa!
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Sobrou Picanha do Churrasco, ideias também sobram!
Eis duas maneiras maravilhosas de aproveitar a picanha assada do churrasco de final de semana, fazer um saldão com tudo que a sua imaginação deixar ou um sanduba saradaço com tudo que você tem direito. No meu caso, gulosa de carteirinha foram os dois, almoço e janta. Na Salada usei rúcula, alface Americana, alface Roxa, cebola Roxa, azeitonas picadas, manjerona,ovos, muito azeite extra virgem, a picanha em fatias e muito apetite. No Sanduba foi Requeijão, picanha em tiras, pepino em conserva, cebolinha em conserva, folhas, ovos de codorna e, mais e mais apetite. Usem a imaginação e bom proveito!!
Assinar:
Postagens (Atom)